Programa Gestão de Performance
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METODOLOGIA com apoio de SOFTWARE específico desenvolvidos para realizar processos de Avaliação de Performance e Desenvolvimento Profissional.
Conceito de "Competência": adotamos a conceituação do Professor Thomas Durant “As Três Dimensões da Competência”, popularmente conhecida por CHA - Conhecimento, Habilidade e Atitude.
“Não basta saber, é preciso também aplicar; não basta querer, é preciso também fazer”.
(Goethe)
MÓDULO AVALIAÇÃO DE PERFORMANCE
Mapeamento das Competências
Utilizando como base documentos e informações disponibilizados pela empresa/cliente, tais como: Missão, Valores, Objetivos Estratégicos, organogramas, descrições de funções, dentre outros, a Consultoria identifica as competências globais – requeridas para todos os colaboradores - e as competências por nível de atuação (Ex.: executivos, gestores, especialistas, operacionais).
Cada competência é composta de conceito e indicadores/evidências específicas. As competências são validadas junto ao RH e Diretoria da empresa.
Exemplo de competência:
Atendimento ao cliente
Entende as necessidades dos clientes, correspondendo às suas expectativas. Atua de forma a cativar e satisfazer o cliente.
Evidências:
• Conhece as técnicas de atendimento ao cliente, sabendo definir os tipos de clientes e as necessidades de cada um.
• Interage com o cliente, conhecendo sua cultura, a demanda e o mercado em que está inserido, objetivando a fidelização.
Treinamento para a Avaliação de Performance
Os gestores recebem treinamento com o objetivo de prepará-los para a fase da Avaliação de Performance, bem como para a reunião de devolutiva da avaliação (feedback) que conduzirá com cada subordinado.
Os colaboradores dos níveis especialistas e operacionais recebem treinamento com ênfase na autoavaliação. Neste evento é realizado o estudo das competências, de modo que o colaborador faça a contextualização da competência no próprio trabalho.
Todos os eventos de treinamento compõem-se de apresentação teórico/conceitual, exercícios práticos e vivências. A Consultoria disponibiliza material para leitura, anterior e posteriormente aos treinamentos.
Processo da Avaliação de Performance
Avaliação Individual de Competências
• Todos os colaboradores fazem a autoavaliação de competências.
• Os gestores fazem a avaliação individual dos seus subordinados diretos perante as competências requeridas.
Avaliação da Equipe – Metas e Resultados
• Os gestores fazem a avaliação geral da sua equipe em termos da contribuição da mesma para os resultados corporativos, conforme as metas e resultados planejados para o período.
Os resultados da Avaliação de Competências são utilizados como base para análise de gaps de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), indicando áreas e pessoas que necessitam de desenvolvimento. A pontuação individual resultante da avaliação de competências e da avaliação da equipe pode ser utilizada pela empresa como indicador para movimentação na carreira (mérito, promoção, ajustes salariais, PPR etc.).
Relatórios e Gráficos
Como produtos da Avaliação de Performance, o sistema traz diversos relatórios e gráficos, dos quais destacam-se:
• Resultado Avaliação pelo Gestor e Autoavaliação - possibilita comparar a avaliação feita pelo gestor com a autoavaliação.
• Resultado Consolidado Equipe - traz a pontuação final (competências e resultados da equipe) de todos os integrantes de cada equipe.
• Análise Gaps/lacunas – traz o resultado da avaliação de cada colaborador e os gaps/lacunas em cada competência.
• Comparativo Colaborador - compara o resultado final da avaliação do colaborador com a média da equipe, média da área etc.
• Comparativo Equipe - compara o resultado de cada equipe com a média da empresa e com a máxima pontuação possível de ser atingida.
MÓDULO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Mapeamento das Formas de Desenvolvimento
A Consultoria disponibiliza uma gama de formas de desenvolvimento para análise da aplicabilidade na empresa. Exemplos de formas genéricas de desenvolvimento: cursos, treinamentos internos, atividades de autodesenvolvimento, atividades especiais temporárias, rotação de funções, acompanhamento, estudos dirigidos, livros, filmes etc.
Na sequência são cadastrados no sistema Gestão de Performance as formas de desenvolvimento em utilização na empresa, bem como novas formas que se planeja implementar. As formas de desenvolvimento são associadas às competências mapeadas para a empresa.
Exemplo de formas de desenvolvimento de competências:
• Cursos, treinamentos, workshops etc.
• Autocrítica
• Livros
• Filmes
• Observar pessoas com performance destacada
• Apresentar ou publicar estudo específicos
• Participar de reuniões, palestras, seminários ou congressos
• Coordenar projetos, força-tarefa...
• Realizar benchmarking
• Ter acompanhamento de profissional experiente
• Feedback
• Outras...
Treinamento para o PDP - Plano de Desenvolvimento Profissional
Todos os gestores recebem treinamento com o objetivo de prepará-los para o estabelecimento do PDP - Plano de Desenvolvimento Profissional de seus subordinados e para o acompanhamento dos planos de Desenvolvimento Profissional.
Estabelecimento do Plano de Desenvolvimento Profissional
O PDP é construído em conjunto pelo gestor e cada subordinado seguindo os passos da metodologia, conforme segue:
• Análise dos gaps de competências a partir da Avaliação de Performance.
• Escolha das competências a serem desenvolvidas.
• Justificativa para a escolha da competência.
• Definição da prioridade para desenvolvimento.
• Escolha das formas de desenvolvimento mais adequadas a cada perfil pessoal.
• Descrição do compromisso do colaborador com o desenvolvimento da competência.
• Estabelecimento do prazo máximo para o desenvolvimento.
Acompanhamento do PDP
Periodicamente o gestor e cada subordinado informam no sistema o status do desenvolvimento das competências, isto é, o cumprimento ou não das formas de desenvolvimento e o impacto representado no trabalho. Quando finalizado o cumprimento das formas de desenvolvimento escolhidas, se procede a avaliação final de cada competência. O gestor informa se houve por parte do colaborador aquisição de novos conhecimentos, mudança no seu comportamento e ainda se isto trouxe resultados para a área e/ou empresa.
Relatórios e Gráficos
Como produtos do módulo PDP, o sistema traz diversos relatórios e gráficos, dentre estes:
• Formas de desenvolvimento associadas às competências
• PDP - Plano de Desenvolvimento Profissional (filtro por colaborador ou equipe)
• Acompanhamento do Desenvolvimento Profissional (filtro por colaborador ou equipe)
• Formas de desenvolvimento escolhidas
MÓDULO E-LEARNING
Gartner Group, importante organização de serviços de pesquisas empresariais e de tecnologia diz que “As empresas devem realizar mais em um período mais curto de tempo. A velocidade da transferência de conhecimento está se tornando um determinante da rapidez de execução de uma organização”.
E-learning é entendido como o uso da tecnologia da Internet para suportar o ensino. Aprender, nos nossos tempos, não requer mais espaço e tempo pré-estabelecidos. Como o conhecimento tem pouca mobilidade, a tecnologia desempenha um papel preponderante neste novo modelo de adquirir e compartilhar conhecimento, no entanto ela representa apenas um facilitador, um meio, e resultados efetivos ocorrerão se a cultura da empresa apoiar o e-learning, visto que mudar o modo como as pessoas aprendem requer esforço e tempo. Resumindo, a estratégia deve vir antes da tecnologia.
ABRANGÊNCIA DOS SERVIÇOS DA CONSULTORIA NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA GESTÃO DE PERFORMANCE
• Reuniões com RH para alinhamento dos conceitos metodológicos, objetivos, procedimentos e programação dos trabalhos.
• Estudo de informações e documentos da empresa tais como: Valores, Missão, organograma, descrição das funções etc.
• Mapeamento das competências e parametrizações de níveis, índices e pesos.
• Estabelecimento dos indicadores para avaliação do desempenho da equipe – metas e resultados.
• Mapeamento das formas de desenvolvimento de competências.
• Cadastro dos dados da empresa no software Gestão de Performance.
• Treinamento dos participantes do Programa para o processo da Avaliação de Performance e devolutiva da avaliação.
• Treinamento dos participantes do Programa para o estabelecimento e posterior acompanhamento do PDP – Plano de Desenvolvimento Profissional.
• Permissão de acesso via internet ao software Gestão de Performance para os colaboradores.
• Encaminhamento de e-mails com link do sistema e orientações a todos os participantes.
• Manutenção e suporte técnico do software Gestão de Performance.
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